terça-feira, 19 de janeiro de 2010

O SÍMBOLO DA ACRM



A minha colaboração neste blog visará, essencialmente, deixar alguns subsídios para a história da colectividade, ou simplesmente para memória futura.
Não sei se ainda sobrevive a bandeira da nossa associação, dado que a última vez que a vi, e faz tempo, ela apresentava-se algo descuidada e já com algumas mazelas. Se ainda sobrevive, seria interessante preservá-la e providenciar cópias. O que me traz aqui hoje, é precisamente dar uma explicação acerca deste símbolo e deixar o nome do seu autor.
Trabalhava comigo em Mangualde um querido colega e bom amigo, que nas andanças da nossa profissão já nos tínhamos cruzado noutras paragens. Como ele sempre foi dado a criações artísticas e era (e é) possuidor de grandes dotes na arte de desenhar, lancei-lhe o desafio para criar o símbolo da ACRM. Referi-lhe as referências mais emblemáticas da nossa terra e ele avançou com a proposta que hoje é o símbolo e que nós, direcção, entendemos aprovar. Assim, ali está representado o troço da Calçada Romana, o Cruzeiro do Centenário e a Capela de Nossa Senhora da Conceição. E para que conste, o seu autor foi o senhor Humberto Bernardo de Almeida, que comigo trabalhou em Nelas e Mangualde e que goza a merecida aposentação em Penalva do Castelo, sua terra natal.

Nelson Veiga

Sem comentários:

Enviar um comentário