sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Actividades ACRM - Fevereiro


 ACRMourilhe promove e apoia múltiplas actividades durante o mês de Fevereiro
Dando continuidade à acção dinamizadora e empreendedora que a actual Direcção da Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe tem vindo a imprimir no último meio ano, durante o mês de Fevereiro, a ACRMourilhe irá promover e apoiar diversos eventos de grande importância na dinamização cultural, recreativa, desportiva e associativa da povoação de Mourilhe, da Freguesia da Mesquitela e do Município de Mangualde.
No âmbito desportivo, no dia 10 de Fevereiro, das 09H00 às 13H00, Mourilhe irá acolher a realização da fase distrital do Corta-Mato Escolar, que terá lugar na pista de corta-mato, criada para o efeito no campo de futebol de Mourilhe e terrenos contíguos.
É esperada a presença de cerca de 1800 alunos/atletas oriundos de todas as escolas do Distrito de Viseu e as provas compreenderão os escalões Infantis A, Infantis B, Iniciados e Juvenis, nos géneros Masculino e Feminino.
A organização do campeonato conta com o apoio da Câmara Municipal de Mangualde, da Junta de Freguesia da Mesquitela, da Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe e do Exército, que para além da cedência de tendas de apoio irá também montar a torre de slide, rappel e escalda, para todos os que queiram experimentar estas actividades radicais.
Também no âmbito da promoção do desporto como uma opção de vida saudável, no dia 20 de Fevereiro, às 15H30, a ACRMourilhe vai realizar a “CAMINHADA DE INVERNO”, num percurso pedestre de cerca de 8Km, em que para além da prática da actividade física, também se pretende dar a conhecer locais de beleza natural e de interesse da nossa Freguesia e Município.
Nos dias 14, 15 e 16 de Fevereiro, vamos reviver tradições e transporta-las para os tempos de hoje. No primeiro dia, às 10H30, o tema será “A MATANÇA DO PORCO” e tal como no passado, será morto em cima do banco de madeira e chamuscado de seguida com palha a arder. Depois de ser devidamente lavado, e esfregados com enxadas, escovas ou cacos de telha ser-lhe-á metido nas patas traseiras o “xambaril” e será aberto, para tirar as tripas e todas as vísceras e o umbigo.
No dia 15 de Fevereiro, a partir das 21H00, os Entrudos, vestidos como antigamente, vão sair para as ruas da povoação de Mourilhe, dando grande animação e alegria a toda a aldeia.
O dia 16 de Fevereiro, será o “Dia da Desmancha”, a que se seguirá o “Almoço da Matação”.


José Tomás, Presidente da ACRMourilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário