segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Cantar de Janeiras: tradição em Mourilhe

A passagem do ano e a celebração do primeiro de Janeiro têm longa história em Mourilhe. Todos se lembram de tempos passados em que as pessoas se juntavam numa garagem, combinada à vez, levando cada um de comer e beber, e se dançava até à madrugada. Fazendo jus a esse gosto, que foi perdurando, este ano a ACR organizou a passagem de ano no salão da Associação, dando assim forma mais acabada à vontade de festejar em grupo o dealbar de um novo ano. Com as mesas preparadas a rigor, com uma óptima ementa, com música bem escolhida e com um magnífico fogo-de-artifício, entrou-se com muita alegria em 2010.

No dia seguinte, pela tarde, tiveram lugar as Janeiras. Perde-se no tempo o início desta tradição tão própria das gentes de Mourilhe! Junta-se o grupo, tocam-se e cantam-se as cantigas de letra tão antiga, que celebram a alegria e a convivência, saindo pelo correr da aldeia, cumprimentando quem vem à porta e oferece da sua comida e da sua bebida ao grupo numeroso das janeiras. É uma forma única de saudação do Ano Novo e das gentes da aldeia, esta actividade que a Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe acarinhou este ano de forma mais evidente, marcando ensaios para os tocadores e cantadores e convidando toda a comunidade a juntar-se para o evento.

Em Mourilhe cumpriu-se a tradição.

Sara Augusto, ACR Mourilhe.



2 comentários:

  1. Que a tradição se mantenha por muitos anos... como forma de nos mantermos agarrados às pessoas que nos foram, são e serão sempre queridas!!

    Tatá

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que foi uma passagem de ano muito bonita.Nada faltou...Quantos abraços sentidos ao soar a última badalada!Quantas frases saídas do coração...
    Que tenhamos um bom Ano!
    Que Senhor nos dê muita paz e saúde!...
    Numa prece ao Senhor da Vida eu peço para todos nós:" que no nosso coração brilhe sempre a Luz da Esperança que não deixará apagar a Luz da Paz,do Amor da Partilha e da Amizade que nos une.
    Maria da Graça

    ResponderEliminar