quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

VIA ROMANA DE MOURILHE

Sabemos bem da importância das estradas para o desenvolvimento dos países, dos povos, das economias. Hoje é assim, no passado foi igual. O Império Romano expandiu-se na sua total plenitude (geográfica, política, administrativa, económica e culturalmente...) precisamente através das estradas que construiu a partir de Roma. É bem conhecido o ditado que “todas as estradas vão dar a Roma”; e que advém deste empreendimento fantástico que foi a rede viária por toda a Europa e Norte de Africa que os Romanos construíram.
No Concelho de Mangualde existem alguns troços dessas estradas, sendo a via de Mourilhe uma delas.
Ela tem cerca de 50m de extensão e 5,8m de largura média, apresentando uma lajeado com dimensões consideráveis e em ótimo estado de conservação. Este troço integrava uma via que ligava Viseu a Valhelhas atravessando a Serra da Estrela e numa extensão maior Braga a Mérida. Entrava no concelho de Mangualde por Fagilde, onde se achou uma coluna que poderia ter sido um marco miliário, passava depois pela Roda, onde se achou um marco miliário anepígrafo, Mangualde e indo por Almeidinha e Mourilhe, atravessava a serra da Baralha descendo a Santiago de Cassurrães e Abrunhosa-a-Velha, onde se acharam quatro marcos miliários, atravessando o Mondego junto ao Poço Moirão, conservando-se vestígios de uma antiga passagem.
Quanto à cronologia da via apenas se sabe que entre 10-12-120 e 9-12-121 ela foi refeita como indica um dos marcos miliários de Abrunhosa. Outro marco refere o imperador Numeriano, o que pode indicar a realização de novas obras entre 283 e 284.

Bibliografia: Blog NEOARQUEO do António Tavares (arqueólogo) e informações dadas por Pedro Pina Nóbrega (arqueólogo)

Sem comentários:

Enviar um comentário