terça-feira, 27 de dezembro de 2011

MOURILHE MANTÉM A TRADIÇÃO DA FOGUEIRA DE NATAL

No Sábado à noite, a seguir a consoada, cumpriu-se mais uma vez a tradição da Fogueira de Natal em Mourilhe.
Este ano os preparativos para a Fogueira iniciaram-se na Sexta-Feira com a recolha da lenha nas matas que circundam a nossa Aldeia pelo Zéca Tomás, o Jó, o Fernando Cardoso, o Carlos Rodrigues e o Fred, que durante toda a tarde cortaram e transportaram a lenha para o Largo da Capela, junto ao café da “prima Josefina”.
No sábado, depois da consoada, deu-se início ao acendimento da Fogueira, enquanto as pessoas iam chegando e se reuniam à sua volta, para se aquecerem e partilharem os votos de boas festas entre todos. De seguida lá chegou o Toninho com o saxofone, o Tino com a viola e o Alexandre com a flauta, acompanhados por mais uma mão cheia de gente, que num verdadeiro espírito de Natal tocavam e cantavam as conhecidas cantigas de Natal. Durante algumas horas lá estivemos em volta da fogueira, onde não faltou a música, a alegria, a bebida, muita conversa e muita animação. Para alguns este encontro prolongou-se quase até à manhã do dia seguinte.
Na Antiguidade, o ritual das fogueiras (ritual sagrado do fogo, ou lume novo), acontecia por ocasião do solstício do Inverno, com as fogueiras acesas tendo por intenção que o Sol voltasse a brilhar com maior intensidade, temendo-se, particularmente nas comunidades rurais, que as trevas afastassem definitivamente a luz e o calor.
Hoje damos-lhe um significado mais religioso que antecede ao tempo em que os povos aguardavam o nascimento do Menino Jesus. "Depois que todos se iam apercebendo que Jesus Cristo estava para nascer a qualquer momento, os pastores reuniam-se então, em conjunto, à volta da fogueira, e em vigilância, à espera da revelação do acontecimento".
Na nossa aldeia esta tradição representa acima de tudo um encontro de amigos e um convívio de índole sociocultural em que se transporta para fora da intimidade do lar, e de uma forma mais alargada, o hábito familiar da reunião à volta da lareira, permitindo viver o Natal num conceito de família mais alargado, designado também por “família comunitária”.
A época natalícia em Mourilhe tem um sabor a tradição, onde a Fogueira de Natal se mantém como um ritual que vai juntando ao longo dos tempos todos os Mourilhenses
Votos que esta tradição tenha continuidade para os nossos vindouros e que orgulhe a todos, as memórias do que ainda é a tradição e realidade de ser Mourilhense.
Ainda que se percam outras coisas ao longo dos tempos, mantenhamos o Natal e a sua fogueira como algo brilhante...

Sem comentários:

Enviar um comentário