sábado, 20 de fevereiro de 2010

CARNAVAL EM MOURILHE

Entre os dias 14 de 16 de Fevereiro, a Associação Cultural e Recreativa de Mourilhe levou a cabo um conjunto de actividades integradas nos festejos de Carnaval, fazendo reviver tradições muito antigas, tanto gastronómicas como lúdicas.
No domingo, dia dos namorados, teve lugar a matança do porco levada a cabo por uma equipa competente, recompensada com os tradicionais torresmos do sangradouro e bom vinho da aldeia. Lavaram-se as tripas no ribeiro e fizeram-se as morcelas, seguindo-se os passos mais tradicionais
À noite teve lugar o Jantar das Comadres e dos Compadres, seguindo-se a tradicional constituição de pares, com os nomes trocados entre o Caminho Grande e a Mata do Vale, por volta da meia-noite. O frio intenso já fazia perceber o manto de neve que, pela madrugada, cobria os campos e as casas da aldeia.
Na segunda-feira, à noite, juntaram-se os Entrudos que, de roupas velhas e cara escondida, mas com boa disposição, correram a aldeia. Entre os mascarados estavam um Entrudo das peneiras, recuperando uma máscara tão antiga na tradição da aldeia. Na terça-feira de Carnaval foi o grande dia da comunidade, com o almoço da matação. No salão da Associação estiveram reunidas para esta refeição cerca de cem pessoas de Mourilhe e da Mesquitela. Desmanchou-se o porco, grelharam-se as carnes, cozinharam-se as morcelas, o fígado e os torresmos, e fez-se a sopa. Foi uma refeição abundante, saborosa e bem-disposta.
A festa prolongou-se pela tarde, com música e dança. No palco juntaram-se concertinas, violas, órgão, tambores e saxofone, constituindo um belíssimo grupo que actuou para um número considerável de foliões mascarados.
Esperemos que os festejos deste ano sejam o reviver de tradições capazes de voltar a envolver a comunidade, como acontecia há tanto tempo atrás.

Sara Augusto, ACR Mourilhe.

Sem comentários:

Enviar um comentário